Informação aos Encarregados de Educação

Retoma das Atividades Letivas Presenciais e calendário escolar

De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros nº 19/2021, de 13 março a retoma das atividades educativas e letivas em regime presencial faz-se de acordo com o seguinte calendário:

5 de abril – 2º e 3º ciclo do ensino básico

19 de abril – ensino secundário

Mantém-se o plano de contingência do Agrupamento para as atividades presenciais.

Os pais/encarregados de educação, cujos educandos almocem na Escola, devem marcar as refeições na plataforma SIGA.

 

Calendário escolar (despacho nº 1689-A/2021, de 12 de fevereiro)

 

Início do 3º período

Termo do 3º período

Educação Pré-escolar

5 de abril de 2021

8 de julho de 2021

1º ciclo do ensino básico

5 de abril de 2021

8 de julho de 2021

2º ciclo do ensino básico

5 de abril de 2021

8 de julho de 2021

7º, 8º e 10º anos

5 de abril de 2021

23 de junho de 2021

9º, 11º e 12º anos

5 de abril de 2021

18 de junho de 2021

 

31 de março de 2021,

A Diretora

Informam-se os Encarregados de Educação dos alunos de Escalão A que terão direito ao cabaz alimentar gratuitamente, enquanto que os alunos de Escalão B terão acesso ao mesmo cabaz alimentar com um pagamento de 50% do valor da refeição escolar, ou seja, 0,73€.

Para o efeito devem manifestar a necessidade e/ou interesse através da plataforma SIGA, utilizada normalmente para a marcação de refeições escolares.

Lista de Escolas de Acolhimento para os filhos dos trabalhadores de serviços essenciais:

  1. Profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo bombeiros voluntários, e das forças armadas;
  2. Trabalhadores dos serviços públicos essenciais;
  3. Trabalhadores de instituições, equipamentos sociais ou de entidades que desenvolvem respostas de carácter residual de apoio social e de saúde às pessoas idosas, às pessoas com deficiência, às crianças e jovens em perigo e às vítimas de violência doméstica;
  4. Trabalhadores de serviços de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como de outros serviços essenciais.

Nota: As listas são dinâmicas pelo que poderão vir a sofrer alterações/correções;

 No Município de Aveiro, a Escola de acolhimento é a Escola Básica de Santiago (incluindo JI). Este serviço inclui refeições.

Os interessados devem entrar em contacto com a Câmara Municipal de Aveiro (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou com o Agrupamento de Escolas de Aveiro (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

 

Outras informações:

Serviço de Acompanhamento à Distância de crianças da AAAF

A CMA, com início no dia 25 de janeiro, segunda-feira, vai ativar um serviço de acompanhamento à distância para crianças da educação Pré-Escolar, utilizadoras das atividades de Animação e Apoio à Família em período de interrupção letiva, com a cedência de uma mochila em materiais e atividades e respetivo acompanhamento online dos monitores;

Serviço de apoio alimentar dirigido a todas as crianças e Jovens de Escalão A e B, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário pela CMA.

Os Encarregados de educação devem manifestar a respetiva necessidade e/ou interesse pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através do telefone 234 406 457/493 até ao final do próximo dia 26 de janeiro.

A CMA fornecerá um cabaz de bens alimentares às famílias que manifestarem essa necessidade, sendo o mesmo entregue até ao dia 29 de janeiro, na sede do Agrupamento de Escolas de origem. (Este cabaz corresponde a dez refeições).

As bibliotecas escolares do agrupamento aderiram a um projeto conjunto da Biblioteca Municipal e da Bienal de Cerâmica que consiste na criação de uma peça de cerâmica com base num texto produzido pelos alunos.

Os alunos ou turmas criarão um texto em prosa ou poesia alusivo ao tema “os medos”, que será entregue na biblioteca da escola até ao final do mês de janeiro e analisado por um júri durante o mês de fevereiro.

Poderão participar os alunos do 4º ao 11º anos. Os trabalhos a concurso terão até uma página A4, letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 pontos.

O júri selecionará um trabalho por cada escola do agrupamento e enviá-lo-á para ser trabalhado por um ceramista.

O trabalho de cada Escola e a peça que dele nascer, vão participar numa exposição ou instalação inserida no programa da XV Bienal, que decorrerá de 30 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022, bem como na edição de uma publicação sobre este trabalho.

Topo