No dia 1 de dezembro comemora-se o DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A SIDA.

Pretende-se informar e sensibilizar a comunidade escolar para a prevenção e adoção de estilos de vida saudáveis e responsáveis, no campo da sexualidade, evitando comportamentos de risco.

O lema da Organização Mundial de Saúde (OMS) deste ano é: Equidade Já!

O tema “Equidade já” é uma chamada à ação. É um convite para que todos nós ponhamos em prática as ações efetivas necessárias para combater as desigualdades e, assim, ajudar acabar com a SIDA.

Cerca de 40 anos depois do 1.º caso de SIDA reportado, esta doença ainda afeta e assusta o mundo. As desigualdades têm-se tornado cada vez mais notórias, bem como as disparidades económicas e sociais no mundo que poderão comprometer o compromisso de criação de soluções para a prevenção e tratamento da SIDA.

É essencial que a sociedade tome consciência de como a infeção VIH afeta a vida das pessoas, para que possamos acabar com o estigma, a discriminação e melhorar a qualidade de vida de quem vive com ela.

A Equipa do PES

No âmbito dos projetos dos Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento, vai-se realizar uma palestra sobre a Importância do Sono nas crianças e nos jovens, para Encarregados de Educação dos alunos da pré-escolar,  do 1º ciclo e 2º ciclo de escolaridade.
Inscreva-se através da Educadora ou Diretora de Turma!
 

Este ano letivo os Serviços de Psicologia e Orientação e restante comunidade escolar , pela 6ª vez, assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemora no dia 10 de outubro. As atividades de comemoração vão ser desenvolvidas nos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de outubro, com o objetivo de promover o bem-estar emocional de todos os elementos de toda a nossa comunidade escolar. 

Este dia visa chamar a atenção de todos para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou socioeconómicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia. Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde. Deparamo-nos cada vez mais com um aumento, designadamente, humor deprimido, irritabilidade, ansiedade, medo, raiva, insónia, alterações alimentares e o desenvolvimento de doenças psiquiátricas.

De acordo com o ponto 4.1 do despacho nº 8356/2022, de 8 de julho, publica-se o calendário escolar para o ano letivo de 2022/2023.

Aprovado pelo Conselho Pedagógico em 21 de julho de 2022 e pelo Conselho Geral em 25 de julho de 2022.

 

 

Informam-se os encarregados de educação que as turmas 2022/2023 serão afixadas no polivalente da escola sede a partir de 23 de agosto de 2022.

Topo