Recursos da escola

Entrada Atividades Parentalidade Positiva
Parentalidade Positiva PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No dia 17 de março de 2017 realizou-se uma ação sobre “Parentalidade Positiva” para os encarregados de educação /pais dos alunos do 1º e 2º anos de escolaridade, dinamizada pela Psicóloga Paula Sousa dos SPO do Agrupamento de Escolas de Esgueira. No decurso da ação, foram abordados vários aspetos da parentalidade positiva. Entre outors, como lidar com os filhos nesta fase de desenvolvimento, a importância do vínculo afetivo na relação pais e filhos, das regras e dos limites.

O primeiro aspeto remete para a capacidade de dar resposta às solicitações da criança, isto é, reconhecer e satisfazer as suas necessidades, mas com afeto; o segundo, tem a ver com a capacidade de definição de regras e limites, de atribuição de consequências adequadas face ao não cumprimento de regras, bem como a capacidade de acompanhar e monitorizar os progressos da criança.

Atendendo a que todas estas variáveis são importantes, e relevantes no desenvolvimento de uma relação saudável entre pais, mães, filhos e filhas, e sabendo que o exercício da parentalidade é uma tarefa exigente e envolvente, a ação pretendeu trabalhar com famílias com o intuito de as munir de ferramentas que potenciem as suas competências e promovam práticas parentais positivas.

Como complemento, anexa-se o powerpoint que serviu de apoio à referida ação.

Anexos:
Imagem da ação220 Kb21-03-2017